Gestão de contratos e serviços externos


Serviços envolvidos:

• Levantamento dos contratos vigentes;
• Verificação das condições e SLAs necessários para a qualidade desejada;
• Contato direto e próximo com prestadores para acompanhamento das ações;
• Acompanhamento periódico dos resultados e controle de qualidade dos serviços realizados;
• Gestão dos custos e despesas de cada serviço.





Case: Controle de prestadores externos para inspeção de risco

Cenário

É muito comum em alguns segmentos a contratação de terceiros para execução de atividades que envolvam o cliente final. No mercado segurador, por exemplo, como muitos processos são realizados externamente, a prática faz parte do dia a dia da maioria das grandes empresas. Uma das rotinas para as quais a contratação de terceiros é frequente é a inspeção de risco. Além do relacionamento direto com o cliente, trata-se de uma atividade que envolve prazos muito rigorosos por parte dos órgãos reguladores. Há cerca de 10 anos, um dos clientes da Maxx percebeu um aumento do volume de inspeção de risco para seguros empresariais e habitacionais. Com o aumento da demanda, era necessário um acompanhamento próximo para garantir que todos os prestadores iriam executar as atividades com o padrão de qualidade exigidos pela empresa, respeitando os prazos definidos pela SUSEP.

Solução

Com os serviços de gestão de contrato de terceiros, a Maxx assumiu a responsabilidade pelo controle dos prestadores em todas as etapas da inspeção de risco. Inicialmente, quatro profissionais da Maxx ficaram 100% dedicados à empresa. Posteriormente, com o grande volume de processos, a Maxx chegou a 18 profissionais alocados no projeto. A Maxx selecionou a equipe, realizou o treinamento, entendeu as necessidades reais da empresa cliente e começou a acompanhar, orientar e controlar os trabalhos dos prestadores. O serviço incluiu, inclusive, o treinamento e a expertise para a manipulação do sistema do cliente.

Resultado

A transferência da responsabilidade logo começou a apresentar resultados que superaram as expectativas iniciais. Além de garantir a qualidade dos serviços realizados pelos prestadores preservando assim a imagem da empresa junto aos clientes finais, a solução trouxe mais eficiência ao processo. A Maxx conseguiu reduzir o prazo de execução dos relatórios de risco. Apesar de a SUSEP exigir da seguradora definição de parecer de aceite ou recusa do risco em até 15 dias, com o apoio da Maxx, o tempo para entrega do laudo caiu para cerca de oito dias. Isto proporcionou à seguradora mais tranquilidade para atendimento ao prazo requerido.